quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Alerta para proteção de áreas úmidas

Ecossistemas frágeis e complexos, as áreas úmidas – nome dado ao conjunto de lagos, lagoas, pântanos e outros tipos de áreas alagáveis, como o Pantanal – têm um papel importante na manutenção da biodiversidade.

Na quarta-feira passada (2 de fevereiro) foi comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. A data foi instituída pela Convenção de Ramsar com o objetivo de estimular a reflexão e aumentar o reconhecimento em todo o mundo sobre a importância das áreas úmidas para o planeta e para a vida das pessoas.

Este ano de 2011, em razão do Ano Internacional das Florestas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o tema escolhido para as comemorações foi Áreas Úmidas e Florestas. O tema traz um alerta sobre a necessidade de conservar as florestas que estão nessas áreas úmidas, pois elas têm um papel importante no sequestro de carbono e na manutenção da saúde ambiental das áreas úmidas e do planeta.

Áreas úmidas

Ecossistemas complexos e variados, as áreas úmidas vão desde as zonas marinhas e costeiras até as continentais e as artificiais. Alguns exemplos são os lagos, manguezais, pântanos e também áreas irrigadas para agricultura, reservatórios de hidrelétricas, entre outros.

As áreas úmidas estão presentes em todos os tipos de ecossistemas e são importantes para a manutenção da diversidade biológica e para a regulação do clima. Pelo fato de terem um ciclo hidrológico que se modifica o tempo todo e que exige adaptação constante, as áreas úmidas abrigam uma enorme variedade de espécies endêmicas.

Outro serviço importante prestado por essas áreas é a regulação do ciclo hidrológico, ampliando a capacidade de retenção de água da região onde se localiza e, com isso, promovendo o múltiplo uso das águas pelos seres humanos.

Apesar da riqueza ambiental que oferecem, essas áreas são muito vulneráveis, principalmente aos efeitos das mudanças climáticas. Situadas em uma área de transição entre os ecossistemas aquáticos e terrestres, sofrem muita pressão não somente pela ação direta do homem, mas também pelos impactos sobre ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce adjacentes.

Convenção de Ramsar

A definição do conceito de Áreas Úmidas surgiu na Convenção de Ramsar. O tratado intergovernamental celebrado no Irã, em 1971, marcou o início das ações nacionais e internacionais para a conservação e o uso sustentável das zonas úmidas e de seus recursos naturais. Atualmente, 150 paíse são signatários do tratado, incluindo o Brasil.

Sítios de Ramsar no Brasil

Além do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (MT), o Brasil possui outras sete áreas classificadas como Sítios Ramsar: Estação Ecológica Mamirauá (AM), Ilha do Bananal (TO), Reentrâncias Maranhenses (MA), Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA), Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz (MA), Lagoa do Peixe (RS) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal (MT).

Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário